Mudanças entre as edições de "Trabalho Remoto"

De Tek-System Wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 1: Linha 1:
Orientações para trabalho remoto de colaboradores
Informações e orientações para trabalho remoto de colaboradores





Edição das 11h16min de 28 de outubro de 2022

Informações e orientações para trabalho remoto de colaboradores


Introdução aos modelos de trabalhos

  • Presencial: Modelo tradicional de trabalho, em que o colaborador trabalha diretamente na empresa durante toda a sua jornada e precisa cumprir o horário junto aos colegas e seus superiores. Algumas atividades ainda requerem esse modelo de trabalho, além de possibilitar uma maior integração entre colaboradores e o monitoramento das lideranças.
  • Remoto: O trabalho remoto ou home office é a prática dos funcionários de realizarem suas tarefas em um local que não o escritório central operado pelo empregador. Esses locais podem ser a casa de um funcionário, um espaço de trabalho compartilhado, um escritório particular ou qualquer outro local fora do tradicional prédio comercial ou campus. Desde que tenha algumas ferramentas à disposição, como um computador e acesso à internet.
  • Trabalho Híbrido: O modelo híbrido é uma mistura do trabalho presencial com o remoto. Dessa forma, o modelo permite que o profissional tenha flexibilidade para escolher onde quer atuar em determinado dia. Além de permite que o empregador solicite a presença de certos profissionais quando for necessário, criando escalas de horários para cada um e definindo previamente quando eles poderão atuar de casa e quando devem comparecer presencialmente.


Premissas para o trabalho remoto

Para que o trabalho remoto seja bem sucedido é necessária uma combinação da cultura, dos processos e da tecnologia.

Alguns diretrizes são importantes:

  • Conectividade forte e confiável: as equipes virtuais dependem muito da Internet rápida e de tecnologias móveis que suportem o uso intensivo.
  • Local de trabalho: Deve ser bem iluminado, ter cadeira confortável, boa ventilação e, claro, silêncio para que sua produtividade não saia no prejuízo. Ambiente visível em vídeos conferencias devem ser harmonioso as práticas do escritório e que prezem pela privacidade da pessoa e das demais presentes.
  • Cultura saudável: equipes virtuais têm culturas de confiança, geralmente mais focadas nos resultados do que no contato presencial ou nas horas passadas no escritório. Apesar de alguns mecanismos de controle fazem necessários.


Políticas para o trabalho remoto

  • Autorização: Para funcionários contratados no modelo remoto o formato dispensa a autorização, porem para os demais deve realizar autorização prévia de seu coordenador ou gerente. Onde será considerando a viabilidade do exercício das atividades e disposições do funcionário e da empresa.
  • Conectividade: O funcionário deverá verificar previamente com o T.I. da empresa qual formato de conexão utilizará para o exercício de suas atividades. Modelo que melhor se enquadra para o funcionário é suscetível a algumas particularidades:
Terminal Server: Utilizando o DNS da empresa e porta estipulada e previamente configurada pelo T.I. da empresa o funcionário irá conectar em máquina existente da empresa. Será necessário a liberação de acesso no dia pelo funcionário no site da empresa, assim como a liberação e o acionamento da máquina pelo T.I.
VPN: O T.I. da empresa deve ser previamente acionado para realizar a configuração na maquina cliente onde será realizado a conexão com a rede corporativa da empresa. Possibilitando da rede da empresa de forma remota.

Para conformidade das diretrizes de segurança da empresa, o funcionário:

- Não deverá realizar conexões de redes públicas, como lan horses, parques, shoppings, aeroportos, etc..
- Deverá prezar pelo trabalho em locais onde a privacidade das informações trabalhadas sejam preservadas.
- Ter ciência que informações sobre sua conexão como IP e localização serão colhidos.
Em ambos modelos de conexão ficará limitada horário de uso, sendo realizado a desconexão automática em determinada horário.
  • Ferramentas de comunicação e colaboração: A empresa utiliza a ferramenta de Microsoft Teams e o e-mail corporativo, que são capaz de suprir as necessidades de comunicação da empresa. O uso de ferramentas distintas ou particulares como WhatsApp e e-mail pessoais são desaconselhadas, pois ultrapassa os limites do coorporativo e não condizem com as práticas empresariais.
  • Horários de trabalhos: No trabalho remoto será mantido o mesmo horário de trabalho do colaborador conforme quadro de horários. A ausência durante o expediente deve ser comunicada ao coordenador e registrada no sistema para controle.
  • Controle de horários:
Para funcionários de contratação no modelo remoto o registro do ponto ocorre na abertura do sistema de Atendimento;
Para funcionários em regime híbrido o registro do ponto ocorre ao solicitar o profissional de T.I. a liberação do acesso.

O encerramento para ambos os modelos podendo ser automático no último fechamento do sistema de Atendimento no dia ou manualmente no menu “Processamentos / Finalizar Trabalho Remoto”;

Ausências durante o expediente devem ser realizadas pelo funcionário no sistema de Atendimento manualmente no menu “Processamentos / Finalizar Trabalho Remoto” e ao retomar no menu “Processamentos / Finalizar Trabalho Remoto”;