Integração API Banco Sicoob
APIs de Recebimento Sicoob
Documentação para utilização das APIs de Cobrança do Sicoob para permitir realizar envio e retorno de remessas bancárias sem utilizar a troca de arquivos, além da emissão de Bolecode e QRCode.
Bolecode
O bolecode é o meio de cobrança que utiliza as funcionalidades do recebimento por PIX e por Boleto no mesmo documento de pagamento.
O pagamento por QRCode é identificado de forma imediata pelo Sicoob, porém, o movimento na conta respeita as regras do boleto (Ex: D+1).
Quando ocorre o pagamento por código de barras, o QRCode ficará indisponível, porém, o pagamento segue as regras de recebimento dos boletos(Ex: D+1).
Pix
O pagamento do QRCode é identificado de forma imediata pelo Sicoob. A movimentação da conta ocorrerá no mesmo momento.
Credenciais
Será necessário solicitar ao gerente da conta do Sicoob as credenciais para configuração no sistema Tek-System.
Sandobox
- Client Id
- Token
API Sicoob para Pix Recebimentos, Cobrança(Boletos) e Conta Corrente (Extrato)
- Client Id
Certificado Digital
Além das credenciais, será necessário a utilização de certificado digital.
As APIs do Sicoob cujo fluxo de autenticação é client credentials, utilizam certificados digitais garantindo mais proteção à comunicação, autenticação e integridade na utilização dos serviços. Quando um certificado é assinado por uma autoridade de certificação confiável, quem possuir o certificado pode contar com a chave pública que ele contém para estabelecer uma comunicação segura com a outra parte. O padrão internacional x.509 provê a especificação para certificados de chave pública e proporciona uma solução de segurança mais completa, assegurando a identidade de todas as partes envolvidas em uma integração.
Os certificados digitais devem ser emitidos por ACs (Autorizações Certificadoras) ICP Brasil, do tipo A1 e-CNPJ ou e-CPF emitido para o CNPJ do cooperado.
Chaves
O certificado digital é formado por um par de chaves assimétricas, que inclui uma chave privada e uma chave pública. A chave pública deve ser vinculada no momento da geração do aplicativo no Portal Developers, para ser realizada a configuração na ferramenta que estabelece a conexão entre o cooperado e o Sicoob. A chave privada deve ser sempre de conhecimento exclusivo do cooperado e nunca deve ser repassado para o Sicoob ou qualquer outra pessoa que não seja de confiança.
Aplicativo
Para a criação do aplicativo no Sicoob, deve-se utilizar somente a chave pública do certificado no formato .PEM, .CRT ou .CER. Caso o seu certificado esteja no formato .PFX siga o tutorial indicado no Portal Developers Sicoob:
Solicite ao gerente da conta a permissão para criação do aplicativo para utilizar ambiente de produção da Api do Sicoob.
Siga as instruções no portal do Sicoob para criação do Aplicativo de Produção no Portal Developers Sicoob:
Configurações do Sistema
Necessário solicitar liberação da funcionalidade licenciada ao setor responsável: INTEGRACAO_API_SICOOB
Cadastro da Conta Corrente
Incluir ou alterar cadastro da conta corrente que será utilizada para integração com o Sicoob.
Preencher os dados:
- Registro/Endereço: CNPJ/CEI, Inscrição Estadual e Endereço Completo;
- Informações Bancárias: Banco, Agência, Conta e Digito Conta, Titular, Documento Titular, Sacador Avalista e Documento do Sacador Avalista;
- Padrões da Remessa: Descrição, Carteira, Lay-Out Remessa;
- Chave Pix (Para telefone utilizar padrão internacional. Ex: +5532912345678);
Atenção aos campos:
- Layout Config Remessa: Utilizar layout padrão SICOOB: INTEGRAÇÃO COM API – REMESSA;
- Evite configurar layout de impressão de boletos. Será gerado pela API do Sicoob.