0 - Visão Geral
Esquema da Integração
Integradora:
- Emite uma NF-e (Venda) para o consumidor Final. Fornecedor do produto;
- Emite uma NF-e (Simbólica) para a Integração. (Gera Financeiro - Não Movimenta Estoque);
- Emite uma NF-e (Remessa) para o consumidor Final. (Não Gera Financeiro - Movimenta Estoque);
O que é Venda à Ordem?
Venda à ordem é uma operação triangular, configura-se como aquela em que determinada mercadoria é adquirida sob a condição de a sua entrega ser efetivada pelo próprio fornecedor em estabelecimento de terceiro, por conta e ordem do adquirente originário. A venda à ordem é uma modalidade de operação triangular, pois envolve 3 estabelecimentos em uma mesma operação. Assim, nesse tipo de venda, serão utilizadas as seguintes denominações para se abordar o tratamento fiscal adotado:
A. fornecedor - estabelecimento que vende a mercadoria;
B. adquirente original (Integradora)- estabelecimento que adquire a mercadoria e já a revende, sem que essa transite por seu estabelecimento, ou seja, solicita que a mercadoria adquirida seja entregue diretamente a seu cliente;
C. destinatário - estabelecimento que adquiriu a mercadoria do adquirente original.
NF-e Venda 1: Nota de Venda emitida pela Integração para o consumidor final.
Inf. p/ Fornecedor 2: Integração compartilha com o fornecedor a NF-e emitida.
NF-e Remessa 3: Nota de Remessa por Conta e Ordem emitida pelo Fornecedor para o consumidor final. Acompanha o transporte.
NF-e Simbólica 4: Nota Simbólica emitida pelo fornecedor para a Integração. Responsável por gerar o financeiro do pedido para a Integração pagar o Fornecedor.
O que é a Integração <-> Tek-System?
A integração com a Tek-System consiste na automatização dos processos de venda e compartilhamento das informações com o Fornecedor.
A integração está baseada no recebimento e compartilhamento das informações através dos processos abaixo:
VENDA À ORDEM: ATUALIZAR ESTOQUE
VENDA À ORDEM: ATUALIZAR STATUS DE ITENS
VENDA À ORDEM: IMPORTAR DOCUMENTOS
VENDA À ORDEM: SOLICITAR FATURAMENTO
VENDA À ORDEM: VERIFICAR SE FATURAMENTO LIBERADO
VENDA À ORDEM: EMITIR NFE
VENDA À ORDEM: COMPARTILHAR NFE
VENDA À ORDEM: ENVIAR VOLUMES PARA EMISSÃO ETIQUETA
Processos da Integração no ERP
Abaixo segue um resumo dos processos diários realizados pela empresa na utilização da integração
Importação de Documentos
A primeira ação a ser feita é verificar se a empresa tem pedidos da Integração para importar para o sistema. É aconselhável que essa rotina seja feita algumas vezes ao dia. A rotina de importação de documentos é possível ser adicionada no Agendador de Tarefas do Windows para ser feita automática.
Processamento Específico: VENDA À ORDEM: IMPORTAR DOCUMENTOS
Pedido irá receber o status de DOCUMENTO IMPORTADO ou ACEITE NO E-COMMERCE ou algum status com nome semelhante após execução desse processo.
Preparação e Produção do Pedido
Após o pedido ter sido importado para o sistema a empresa deve seguir o fluxo normal de trabalho adotado. Exemplo: Conferência do pedido, liberação do pedido, encaminhar para a produção e colocar o pedido em carga (Manter a carga aberta se o pedido não está pronto para faturamento ainda).
Se for uma assistência técnica de peça ou matéria prima então deve ser realizada a embalagem dos itens, caso contrário não será possível gerar as etiquetas de remessa para esses itens.
Pode ser embalado os itens individualmente ou pode-se agrupar itens diferentes para embalar.
Pedido irá receber o status de DOCUMENTO LIBERADO ou algum status com nome semelhante após execução desse processo.
Solicitar Faturamento
Quando o pedido estiver pronto para ser faturado, a empresa deve fechar a carga e executar o processamento VENDA À ORDEM: SOLICITAR FATURAMENTO. Essa rotina autoriza à Integração a emissão da nota fiscal de venda para o destinatário final. Somente serão autorizados documentos em carga fechada.
Pedido irá receber o status de FATURAMENTO SOLICITADO A ÓRGÃO após execução desse processo.
Verificar Se Faturamento Liberado
Após haver solicitado que a Integração fature, é necessário aguardar. Normalmente leva poucos minutos até a Integração faturar. Essa nota será importada para o sistema ERP através do processamento VENDA À ORDEM: VERIFICAR SE FATURAMENTO LIBERADO.
Pedido irá receber o status de FATURAMENTO PENDENTE após execução desse processo.
Emitir NF-e
Uma vez que a nota emitida pela Integração já foi importada para o sistema ERP, agora já é possível a empresa emitir as NF-e’s de Remessa por Conta e Ordem e Remessa Simbólica. A emissão pode ser feita das seguintes formas:
100% Manual: Através da tela de emissão de NF-e, informar a carga, gerar as notas e transmitir.
Processamento Específico TEKSYSTEM VENDA ORDEM: EMITIR NFE: A execução deste processamento irá gerar, transmitir e compartilhar as notas automaticamente.
Agendamento de Faturamento: Através de agendamento no servidor para faturar os pedidos da Integração automaticamente. Se a empresa utiliza agendamento, então não deve usar as duas primeiras opções para faturamento.
Deve escolher trabalhar somente com uma das formas para não gerar problemas de faturamento.
Pedido irá receber o status de DOCUMENTO FATURADO após execução desse processo
Compartilhar NF-e
Após emitir as NF-e, deve ser executada a rotina de compartilhamento das notas fiscais VENDA À ORDEM: COMPARTILHAR NF-e para que a Integração receba as notas fiscais da indústria.
Pedido irá receber o status de NF-E COMPARTILHADO COM ÓRGÃO após execução desse processo
Emissão da Etiqueta
As etiquetas de remessa são emitidas pelo cliente através do portal da Integração, mas para que nosso cliente possa emitir, é necessário que antes ele envie as informações dos volumes para sair na etiqueta. O envio dessas informações é através da rotina VENDA À ORDEM: ENVIAR VOLUMES PARA EMISSÃO ETIQUETA.
É o último processo a ser executado.
Pedido irá receber o status de ETIQUETA SINCRONIZADA ou algum status com nome semelhante após execução desse processo.
Sincronização de Estoque
O envio do estoque do ERP para a Integração é ser feito uma vez por dia não sendo recomendável fazer mais que isso. Pois é um dos processos mais demorados e dependendo da estrutura da empresa poderá deixar o servidor lento.