TrackCash
Configuração para utilização da baixa financeira de pedidos de marketplace utilizando o TrackCash
Antes de utilizar a rotina TEK-> TRACKCASH: LIQUIDAÇÃO DE DUPLICATAS, é necessário gerar um token de comunicação no portal da Trackcash. Siga os passos abaixo para criar o token:
Acesse o link (https://www.base64encode.org/) e cadastre seu e-mail e senha no seguinte formato: email@email.com.br:suasenha. Clique em ENCODE para gerar o token, conforme a imagem abaixo:
Com o token gerado, realize a configuração da unidade na tek store usando o seguinte exemplo:
"URL": "https://sistema.trackcash.com.br/api/payments", "Token": "ZmluYW5jZWlyb0Bsb2phY2FyaW9jYW1vdmVpcy5jb20uYnI6TXVkYXIxIUAj", "CodOrgao": 26, "CodOutroCampoOCECommerce": 2, "BuscaOrdemCompraMarketplace": false, "Configuracoes_por_empresa": [ { "empresa": 1, "Token":"ZmluYW5jZWlyb0Bsb2phY2FyaW9jYW1vdmVpcy5jb20uYnI6TXVkYXIxIUAj" } ], "FinanceiraParaPontoVenda": [ { "financeira": 414661, "nomePontoVenda": "Amazon", "pontovenda": 1, "conta": 16, "gr_comissao": 401 }, { "financeira": 268747, "nomePontoVenda": "B2W", "pontovenda": 100, "conta": 16, "gr_comissao": 285 }, { "financeira": 284899, "nomePontoVenda": "Carrefour", "pontovenda": 14, "conta": 16, "gr_comissao": 289 }, { "financeira": 298268, "nomePontoVenda": "Leroy Merlin", "pontovenda": 101, "conta": 16, "gr_comissao": 289 }, { "financeira": 269064, "nomePontoVenda": "Magazine Luiza", "pontovenda": 6, "conta": 16, "gr_comissao": 287 }, { "financeira": 272919, "nomePontoVenda": "Via Varejo - Cnova", "pontovenda": 13, "conta": 16, "gr_comissao": 287 }, { "financeira": 307321, "nomePontoVenda": "Mercado Livre", "pontovenda": 12, "gr_comissao": 288, "conta": 16 } ]
A estrutura segue o mesmo formato das demais configurações de integração e pode ser feita por empresa, canal ou geral.
A seguir, explicaremos as tags utilizadas:
- "CodOutroCampoOCECommerce": Código de outros campos extras que armazena a ordem de compra do pedido. É por meio deste campo que o processamento consegue encontrar as duplicatas do pedido.
- "BuscaOrdemCompraMarketplace": A Trackcash retorna dois campos referentes ao pedido: "order_id" e "mkp_order_id", que são códigos do e-commerce e do marketplace, respectivamente. Se for definido como true, irá buscar pedidos no ERP pela OC do marketplace; se for false, irá buscar pela OC do e-commerce. Certifique-se de que a tag "CodOutroCampoOCECommerce" esteja condizente com esta tag.
- "financeira": Código da financeira referente ao canal, vinculado aos pedidos e duplicatas.
- "pontovenda": Código do ponto de venda da integradora referente à Trackcash. Consulte a tabela no seguinte endereço: https://documenter.getpostman.com/view/14060043/Tzm5GwZ7#tabelas-auxiliares
- "conta": Conta do borderô.
- "gr_comissao": Código do grupo de resultado para a comissão do borderô.
Após importar os pedidos para o sistema, eles serão registrados na aba Financeiro, indicando o Marketplace responsável pela venda.
A informação referente à financeira é carregada automaticamente, pois a tag está presente no JSON do pedido importado, dispensando a manipulação do usuário.
Com o pedido faturado, é possível utilizar o processamento TEK-> TRACKCASH: LIQUIDAÇÃO DE DUPLICATAS no módulo financeiro. Acesse a engrenagem de processamentos específicos e execute o processamento TEK-> TRACKCASH: LIQUIDAÇÃO DE DUPLICATAS.
Após a execução, defina a data do acerto, que será atribuída ao borderô, a data inicial e final para buscar na TrackCash e escolha o marketplace desejado para fazer a baixa, em seguida clique em executar.
Será aberto o borderô de recebimento com o tipo de borderô como "Acerto de Financeira", e a pessoa vinculada será exatamente o marketplace selecionado.
Na aba Receber, serão filtradas todas as duplicatas que possuem vínculos com a financeira selecionada.
Então, é possível realizar o recebimento das duplicatas já quitadas pelo marketplace e gravar o borderô.
Filtros para encontrar as duplicatas:
As duplicatas são filtradas da seguinte maneira:
Ordem de compra do pedido (outros campos extras). Código da financeira. Qualificação igual a 0. Status de emissão da nota fiscal deve ser 100 ou 150. Não pode ser substituta. Valor em aberto deve ser maior que 0.
Baixas das duplicatas:
Ao encontrar a duplicata do pedido, o processamento buscará o valor total do pagamento. Para isso, no JSON correspondente, somar-se-ão todos os valores dentro do array "payments", pegando o valor da propriedade "value" de todos os objetos cuja propriedade "code" seja diferente de "comissions" (este JSON é salvo em cada duplicata, no campo de observação).
Com o valor total do pedido, será feita a baixa Título a Título. Verifica-se se o valor total do pagamento é maior que o valor em aberto da duplicata; se for, o valor a ser baixado será igual ao valor em aberto da duplicata, e o valor restante do pagamento será atribuído aos juros (caso seja a última parcela). Se o valor for menor, então permanecerá valores em aberto na duplicata.
Totalização
O valor do complemento será a soma dos valores a serem baixados das duplicatas + juros.
A comissão é a soma dos valores de todas as comissões que vêm no JSON, dentro do array "payments", nos objetos que contêm o valor "comissions" para a propriedade "code".