Instalando o MultiCamadas na plataforma Win2008 Server x64 com FireBird 2.x (32 e 64 Bits)

De Tek-System Wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar

O foco principal deste documento é orientar sobre alguns pontos observados durante testes de instalação do sistema ERP 4G em servidores rodando Windows 2008 Server 64 bits, contudo a maioria dos pontos abordados aqui também são válidos para a versão 32 bits deste sistema operacional e algumas também são válidos para instalações MultiCamadas em geral.

Deste ponto em diante toda a referência a "FireBird 2.x" deve ser entendida como uma versão final do FireBird 2.1 ou superior.


Instalação e configuração do FireBird 2.x no Win 2008 Server


Versão x86

Sistemas 64 bits possuem duas pastas padrão para instalação de softwares: A tradicional "Arquivos de Programas" e a "Arquivos de Programas (x86)". A primeira é a default para instalação de softwares 64 bits e a segunda é a padrão para Instalações 32 bits. Sendo assim, com o FireBird 2.x 32 Bits a pasta padrão de Instalação será "Arquivos de Programas (x86)".


Versão x64

Nada a ser observado quanto à instalação e configuração do FireBird em si. Os sistemas da Tek-System funcionam perfeitamente com o FireBird 2.x 64 bits, no entanto há uma ressalva: todos os sistemas da Tek-System são 32 bits. Por este motivo deve-se tomar muito cuidado para que não se tenha a DLL FBClient 64 bits na pasta dos executáveis da Tek-System ou nas pastas de sistema. Executáveis 32 bits não funcionam com bibliotecas e outros recursos compilados para 64 bits e vice versa.


Informações mais detalhadas sobre a instalação do configuração deste SGDB estão disponíveis no Guia de Instalação do FireBird.


Instalação do IBExpert e teste de conexão ao FireBird

Lembrar que o IBExpert usado atualmente na Tek-System é 32 bits, portanto, sua instalação padrão também será feita em "Arquivos de Programas (x86)" e a Client Library do FireBird a ser usada deve ser a de 32 bits.

Conversão da base de dados ERP 4G do FireBird 2.0 para FireBird 2.x Método padrão. Basta seguir a rotina normal já documentada sobre este procedimento.


Instalação do Socket Server

O BSS 10.0.2151.25345, Delphi 2007, instala como serviço normalmente, starta normalmente após reiniciar o OS e também fica disponível no snap-in de serviços do Windows 2008 Server onde pode ser parado e reiniciado sem qualquer problema. O único ponto a ser observado é o fato de que, quando startado como serviço, mesmo estando em execução o ícone do BSS não aparece no systray do Windows. Isso obriga o usuário a parar o serviço via snap-in e executar o BSS manualmente, caso necessite alterar as configurações do BSS (porta, interceptador, etc.).

Versões mais recentes do Socket Server que já estão disponíveis para atualização também têm comportamento similar quanto à instalação, no entanto apresentam graves problemas de lentidão durante o acesso. Por este motivo, versões do Socket Server superiores a 10.0.2151.25345 não devem ser instaladas como serviço no Win2008. Neste caso o Socket Server deve ser usado apenas como aplicação e a recomendação é de que se utilize o inicializar ou o agendador de tarefas do Windows para iniciá-lo automaticamente, simulando assim o comportamento de um serviço.

Ao instalar servidores Win2008 ou Win7, 32 ou 64 bits, recomendamos colocar os executáveis servidores de aplicação em modo de compatibilidade com 'Windows XP Service Pack III' antes de efetuar seu registro via linha de comando. Esta medida simples previne mensagens de erro estranhas e pouco intuitivas que costumam acontecer durante o processo de registro.

Obs.:Após registrar os serviços, não se esqueça de remover os servidores de aplicação do modo de compatibilidade.

Para saber mais sobre este assunto leia o Guia de Instalação do Socket Server.


Instalação do TekProt SX

Já faz algum tempo, os campos necessários ao funcionamento TekProt foram incorporados à base de dados dos sistemas visando elevar a confiabilidade e o nível de segurança na validação das licenças.

A orientação do desenvolvimento é de que os consultores não mais façam uso de um arquivo separado para armazenar as licenças, como ocorria com o antigo “autorization.tkp” descontinuado há algum tempo. Sendo assim, o programa TekProtSX Server, em suas configurações de "Arquivo de Licença", deverá sempre apontar para a base de dados do sistema, no caso deste guia: "DadosMC.fdb".

Os demais procedimentos de conexão com o Socket Server, identificação de hardware, reset e validação da licença funcionam normalmente na plataforma foco deste artigo.

Para mais detalhes, consulte o Guia de Instalação do TekProt SX.


Instalação do sistema ERP 4G

Instalação padrão, basta executar o instalador ou então descompactar os executáveis e bibliotecas na pasta padrão do sistema. Nada de diferente a ser observado para uma instalação no ambiente proposto.


Instalação do IIS

O IIS disponível no Win2008 Server é a versão 7.0. O snap-in para instalação de recursos no Win2008 Server é um pouco diferente se comparado às versões anteriores do windows. Se você não domina esta ferramenta, recomendamos veementemente uma leitura detalhada do Guia de Instalação do IIS 7 antes de prosseguir na leitura deste artigo. Nesta referência você encontrará um passo a passo detalhado sobre como instalar o IIS 7 no Win2008, Win7 e Win8.


Instalação do Site ERP 4G

As telas de configuração do IIS 7 são bastante diferentes se comparadas às versões anteriores. No entanto as tarefas a serem realizadas são praticamente as mesmas com a adição de mais algumas configurações. Por isso serão descritas em detalhes a criação dos diretórios virtuais necessários e a configuração do WebService.

  1. Descompactar os arquivos do site na pasta apropriada (tek-System\Site).
  2. Acesse o diretório do site e copie o arquivo "crossdomain.xml" para a pasta "C:\inetpub\wwwroot".
  3. Ir até o "Painel de Controle", acessar a opção "Ferramentas Administrativas" e depois executar a opção "Gerenciador de Serviços de Informações da Internet (IIS)".
  4. No snap-in que se abre, no painel vertical à esquerda expandir os nós da treeview e procurar uma pasta chamada "Default Web Site". Os nomes dos nós desta treeview irão variar de acordo com o nome do servidor na rede e os recursos instalados.
  5. Clicar com o botão direito do mouse em "Default Web Site" e criar o diretórios virtual "teksystemweb" apontando para a pasta "tek-System\Site", path onde os arquivos do site foram descompactados. Apenas informar alias (teksystemweb) e o caminho físico ("tek-System\Site") na criação do diretório virtual. Não mexer nas outras opções.
  6. É necessário incluir a dll do webservice como documento padrão para o diretório virtual que foi criado. Para isso, localize a pasta teksystemweb na treeview do painel vertical à esquerda e clique sobre ela. No painel central que será apresentado, dê um duplo clique na opção "Documento Padrão". Após isso, selecione a opção "Adicionar" no painel vertical à direita. Informe "ws_delphi_mc.dll" no campo nome da janela que se abre e clique em Ok.
  7. Para finalizar a instalação do Site TekSystem Web 4g é preciso instalar a biblioteca do WebService no IIS como um filtro ISAPI. Para isso, seguir os passos:
    1. No painel vertical esquerdo do snap-in de administração do IIS, selecione o nó que tem o nome do servidor, geralmente o segundo da treeview.
    2. No painel central que será exibido dar um duplo clique na opção "Restrições ISAPI e CGI".
    3. O painel central irá mudar para o modo de listagem dos filtros instalados, onde provavelmente não haverá nenhum filtro a ser listado.
    4. No painel vertical à direita selecionar a opção "Adicionar".
    5. Na caixa que se abre, em "Caminho ISAPI ou CGI" selecionar o path completo para o arquivo "ws_delphi_mc.dll" da pasta Site do diretório onde os arquivos do site foram descompactados.
    6. Em "Descrição" informar "ws_delphi_mc " e marcar a opção "Permitir que o caminho da extensão seja executado".
  8. Para finalizar a instalação do ISAPI:
    1. Voltar às opções de configuração do servidor selecionando novamente o nó que tem o nome do servidor no painel vertical esquerdo do snap-in e a seguir dar e dar um duplo clique na opção "Mapeamentos de Manipulador" no painel central.
    2. O painel central irá mudar para o modo de listagem dos "Mapeamentos de Manipulador" e no painel vertical direito irão aparecer novas opções.
    3. Selecionar a opção “Editar permissões de recurso" no painel vertical direito.
    4. Na caixa que se abre deixar marcadas todas as opções, inclusive "Executar".
  9. Para que o WebService funcione e preciso mudar o modo de pipeline gerenciado do IIS 7. Para isto, seguir os passos:
    1. No snap-in de administração do IIS, encontre no painel vertical à esquerda a opção "Pools de Aplicativos", novamente na treeview.
    2. No painel central onde são listados os serviços.
    3. Dar um duplo clique no serviço "DefaultAppPool". Na caixa que irá se abrir alterar apenas a opção "Modo de pipeline gerenciado" para "Clássico" e clicar em Ok.
  10. O WebService é um serviço 32 bits, para que rode em servidores 64 bits é necessário configurar o IIS para rodar em modo 32 bits. Para isto, seguir os passos:
    1. Ainda com o serviço "DefaultAppPool" selecionado, observar um painel vertical à direita para configuração.
    2. Nele escolher a opção "Configurações Avançadas".Será mostrada uma caixa que permite alterar as configurações do serviço.
    3. Encontrar a opção "Habilitar Aplicativos de 32 bits" e mudá-la para True, depois clicar em Ok para confirmar e fechar as configurações.
  11. Após configurar o diretório virtual, instalar o filtro ISAPI e efetuar as configurações no IIS 7, resta ainda a configuração do WebService. Feita através do arquivo "PASTA DO SITE\webservice\TWSConfig.ini". É altamente recomendado fazer uma cópia deste arquivo antes de iniciar as configurações. Nele devem ser informados os dados para conexão com a base de dados do sistema ERP 4g e conexão com o servidor de aplicação TekServer.


Para testar se tudo foi configurado corretamente, abrir o navegador web e digitar: http://localhost/teksystemweb/ ou http://localhost:8080/teksystemweb/, conforme a configuração de porta do IIS. Deverá ser apresentada a tela de login sem qualquer mensagem ou aviso de erro. Digitar um login e senha válidos para entrada no sistema e testar as funcionalidades.

Pode ser necessário copiar algumas DLLs (DelZip190.dll, DLLInscE32.dll, midas.dll) para as pastas de sistema para que o WebService funcione corretamente. Se isto ocorrer durante o login ou abertura do site elas serão solicitadas. Todas as DLLs necessárias estão disponíveis na pasta "PASTA DO SITE".

Ainda em relação a DLLs e recursos, há um detalhe importante: a exemplo do que ocorre com a pasta padrão de instalação, sistemas 64 bits também possuem duas pastas de sistema: a "System32" e a "SysWOW64".

Lembrando que o Windows permite a execução de programas em modo de compatibilidade, dependendo do tipo de aplicativo (32 ou 64 bits) e das configurações dos arquivos o OS irá procurar as DLLs e demais recursos necessários em uma ou outra pasta. Sendo assim, no caso do WebService a dica é tentar copiar o recurso necessário para "System32", se mesmo assim não for encontrado, movê-lo para "SysWOW64".


Sobre as DLLs cabe aqui lembrar também um problema bem recorrente relacionado à midas.dll, que em alguns casos mesmo estando presente na pasta dos executáveis e na pasta de sistema o Windows não a identifica e acusa a necessidade deste arquivo para iniciar o sistema. Para estes casos a recomendação é colocar esta biblioteca na pasta de sistema (System32 ou SysWOW64) e registrá-la no Windows usando o comando "regsvr32" pelo executar do Windows ou pelo console.


Dependendo das configurações e da versão do Windows que estiver em execução no servidor, pode ser que os usuários de sistema do IIS tenham dificuldade em acessar o conteúdo do diretório onde o site foi instalado para ler arquivos de configuração e/ou executar a ws_delphi_mc.dll.

Para evitar este problema é altamente recomendado conceder controle total desta pasta aos usuários de sistema do IIS. Os nomes de usuário podem variar conforme a versão do IIS: até o IIS 6 conceda os privilégios aos usuários IUSR_[ NomeDaMáquina] e IWAM_[NomeDaMáquina], já no IIS 7 os privilégios devem ser concedidos ao usuário IUSR.

Em último caso se, mesmo concedendo o controle total da pasta aos usuários do IIS, problemas relacionados a permissão continuarem a ocorrer, conceda o controle total da pasta onde o site foi instalado também ao usuário "Todos".

Para saber como conceder estes privilégios de acesso consulte o artigo Editando as permissões de acesso a pastas e arquivos no Windows.


Anderson Silveira - Desenvolvimento - 26/06/2010

Revisado em 31/01/2013

Revisado em 24/06/2013