Realização de Backup

De Tek-System Wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar

Introdução

Sua empresa já perdeu dados extremamente importantes? Ou mesmo já teve algum momento de pânico, quando achou que tinha perdido? Há dados que não são apenas importantes, mas imprescindíveis para serem perdidos, seja para gestão ou questões legais. O backup regular dos dados ameniza o sentimento de pânico inevitável ao descobrir que seus dados desapareceram.

A importância de fazer um backup

Não importa a eficiência do seu computador ou dispositivo de armazenamento, eles depreciam. A recuperar os dados por mais qualificado que for o técnico não é garantida. Se você não fizer o backup, estará brincando com a sorte.

Ainda temos a Internet está cheia de ameaças à integridade dos dados. Os vírus e Cavalos de Troia não só roubam seus dados, mas também os excluem. Outra questão relevante e crescente é o ransomware, no qual o computador tem seus dados criptografados, e para descriptografar será necessário pagar um resgate aos hackers. Se você tiver feito o backup, essa é uma preocupação a menos. Basta limpar o disco rígido e restaurar o backup mais recente.

Não importa se você perdeu os dados devido a uma falha mecânica, um desastre natural ou uma atividade criminosa. Eles estarão perdidos para sempre. Porém, os dados não precisam se perder, basta você fazer o backup.

Como fazer o backup dos dados

Há muitas maneiras de realizar o backup. Cada uma terá um procedimento diferente. Porém, existem algumas diretrizes que devem ser observadas para eficiente e integridade.

• O armazenamento atualmente é tão barato, que faz sentido fazer o backup de tudo. A economia será pequena se você armazenar apenas o que for totalmente insubstituível. A maioria dos usuários prefere fazer o backup de tudo, uma vez que o custo para isso não é muito alto. Porem deve atentar ao tempo e esforço alocado para isso, por exemplo, grandes volumes de dados porem consumir grande quantidade de recursos de processador, disco e rede conforme a realização, isso pode gerar impacto em outras atividades em execução.

• O armazenamento na nuvem oferece várias vantagens sobre o armazenamento local. Por exemplo, se sua casa for vítima de uma enchente, seu backup será destruído, a menos que esteja armazenado na nuvem.

• Quantidade é qualidade quando o assunto é backup de dados. Não se sinta pressionado para escolher entre um backup físico armazenado localmente e um backup armazenado na nuvem. Fazer o backup em ambos é a opção mais segura!

• Não despreze também a importância de manter cópias físicas de documentos, como extratos bancários e registros fiscais. É melhor manter um arquivo dos documentos mais importantes aqui, no mundo físico, além dos backups que você já mantém.

• Identifique o que você precisa incluir no backup. Por exemplo, alguns aplicativos podem estar armazenados na nuvem, mesmo que você não tenha percebido.

• Seus documentos serão a parte mais importante do backup. Caso eles ainda não estejam organizados, organize-os. Assim, ficará mais fácil garantir o backup de tudo o que você precisa.

• O backup de dados de aplicativos talvez seja um dos mais difíceis de fazer, pois os dados podem ser alterados diariamente. Se você depende muito de aplicativos, escolha uma solução que faça o backup com frequência (diariamente ou mais), sem que você precise solicitar.

• O seu sistema operacional provavelmente inclui uma solução de backup. Porém, lembre-se que muitas das configurações se perderão se for necessário reinstalar o backup ou trocar de computador.

• O backup não é uma proposta do tipo "tudo ou nada". É uma boa ideia manter uma mídia removível disponível para fazer o backup de documentos importantes recentes. A adoção de várias camadas de backup é a melhor tática de proteção.

As chances de perder todos os dados em um desastre são poucas, mas existem. Com relação ao backup, é sempre melhor "prevenir do que remediar". O custo é baixo e o tempo gasto para fazer um backup não é muito. Porém, o custo de não o fazer pode representar um arrependimento para o resto da vida.

Material baseado em: https://br.norton.com/blog/how-to/the-importance-of-data-back-up

Backup da base dados Firebird

A cópia do arquivo do tipo cópia e cola é desaconselhada, o arquivo pode esta seu pelo SGDB e assim o arquivo resultante ficar corrompido. A forma mais indicada é realização de backup “quente”, o Firebird dispõe do utilitário gBak para isso, fica dentro da basta Bin, no diretório onde você instalou o Firebird. Como a maioria dos programas utilizados por linha de comando, o gBak também utiliza de parâmetros para a configuração do backup a ser gerado. A documentação do está disponível em https://firebirdsql.org/file/documentation/html/en/firebirddocs/gbak/firebird-gbak.html.

O gBak é uma opção para backup complemento, há alternativas para backup incremental que é o nBackup, não iremos tratar nesse documento por haver uma complexidade maior e o obtivo é tratar a forma mais simplificada, mas pode ser vista a documentação em https://www.firebirdsql.org/file/documentation/html/en/firebirddocs/nbackup/firebird-nbackup.html

A execução do comando pode ser executada pelo pront de comando, como do DOS no Windows. Ser automatizado, como com uso de arquivo BAT e configurar o agendamento do Windows para disparar no horário mais conveniente.

Realização do backup com gbak

De forma simplificada a geração do backup:

 gbak –user SYSDBA –pas masterkey 192.168.254.200:c:\tek-system\dados\dados.fdb c:\backup\dados.fbk

Os parâmetros –user e –pas informam respectivamente o nome e a senha do usuário que está se conectando a base de dados para executar o backup. Será criado um backup da base de dados em C:\backup do computador onde o gBak foi executado. A base de dados que está sendo feito o backup se encontra no servidor 192.168.254.200, no caminho C:\tek-system\dados\dados.fdb. A geração do arquivo fbk em outra máquina utilizado protocolo de rede é possível, mas não é recomendado.

Ao fim do processo terá um arquivo .fbk, recomenda-se realizar a restauração dessa mesma base para assim saber se há algum problema no arquivo resultante.

Restauração do backup com gbak

De forma simplificada o comando de restauração:

 gbak –user SYSDBA –pas masterkey -r –p 16384 c:\backup\dados.fbk 192.168.254.200:c:\backup\teste.fdb

Será gerado um banco no caminho em C:\backup\teste.fdb dentro do servidor 192.168.254.200. Esse novo banco de dados, terá as páginas com o tamanho de 16384 bytes (16 KB) e caso o banco C:\backup\teste.fdb já exista, ele será sobrescrito. Realizando com sucesso saberá que o arquivo é valido e integro, pode excluir o arquivo teste.fdb gerado.

O arquivo dados.fbk gerado pode ser ainda zipado para economizar espaço onde for aloca ou minimizar trafego de transferência.

Armazenamento na própria rede

O armazenamento em outro dispositivo na rede não é aconselhado.

Pode gerar um trafego na transferência do arquivo na rede intenso, ocasionando gargalo na rede levando a lentidão dos demais serviços, como o próprio sistema principalmente que parte do servidor.

Deve-se ter cuidados quanto a gestão de segurança, uma vez que o arquivo está compartilhado na rede pessoas ou softwares podem usufruir da vulnerabilidade.

Armazenamento em mídias e dispositivos

Recomenda-se armazena o arquivo em midas ou dispositivos de removíveis, mas importante não os deixar conectados no servidor, em situações de sequestro de dados são normalmente alvos das ações criminosas.

Armazenamento remoto (nuvem)

É apreciável o envio do backup para armazenamento remoto como FTP, drives, etc. Porem deve ter cuidados para a estratégia utilizada.

Sempre deve ser enviado o arquivo backup, nunca a base original. Além do arquivo resultante corromper, há grandes chances do arquivo original também se corromper.

Envie o arquivo já compactado, isso mínima o tráfego de rede.

Cuidado com a intensidade do envio, pode comprometer o desempenho de sua rede interna e internet.

Checagem

Assim como a importância do backup é a realização de checagem da consistência da copias realizadas, afinal quando precisar restaurar um backup espera-se que esteja funcional. Muitos inconvenientes podem ocorrer no processo levando a uma cópia inconsistente, desde configuração, falhas software, hardware, instabilidade de rede, etc.

Verifique regularmente seu backup, restaure, acesse, verifique. Assim garante a qualidade de suas copias.